Radio Cidade Fm 102,9 Rio de Janeiro Programa Quiet Storm

quiet Storm

Radio Cidade 102.9 RJ

Radio Cidade Fm 102.,9 Rio de Janeiro ,  postando uma série com 16 módulos de 30 minutos cada, tem propaganda e tudo mais, esses arquivos foram disponibilizados pelo Agenor Flores , as gravações foram feitas no ano de 1987 , programa esse de muito bom gosto e que hoje graças ao Agenor Flores estamos tendo o prazer de reviver ouvindo  e relembrando de como foram bons o radio dos anos 80 .

Por Agenor Flores :

O nome do programa é QUIET STORM, de julho de 1987,. Eu tenho umas 8 fitas da Rádio Cidade, mas com esse programa já enviei para vc. Estou gravando o restante e vou te enviando. Eu sempre cuidei muiiiito das minhas fitas, sempre guardadas em local seco sem luz. Note como a Rádio Cidade era muito boa, diversos programas, propagandas muito bem feitas. Já em 87, eles tinham um programa chamado Rádio Laser, coisa que na época pouca gente sabia. Note também o barulho das cartucheiras, muito legal. Para escutar essas gravações estou usando o Winamp, fazendo uma regulagem no equalizador fica muito bom.

Desde que postei meu comentário no seu blog, esse era o objetivo, compartilhar com várias pessoas umas gravações de fm feitas há muito tempo. Eu baixei todos os arquivos do seu blog, e sempre estou escutando. Tenho outras gravações mas com o tempo vou te mandando.

Excelentes gravações do Quiet Storm , programa esse que na Radio Cidade de São Paulo não tinha .

Radio Cidade Fm 102,9 Rio de Janeiro – 8 módulos de 30 minutos cada

Abaixo um pouco da história do Charme que foi esse programa Quiet Storm

Escrito por Claudinho DJ
Ter, 20 de Setembro de 2005 21:54

Devido a várias matérias que erradamente definem o surgimento do Charme, vou relatar um breve histórico de como surgiu o Charme no Rio de Janeiro, os responsáveis e qual a sua posição hoje, por quem vivenciou de perto do nascimento aos dias atuais. Bem vindo ao maravilhoso mundo do CHARME.
Antes de ser DJ, fui frequentador dos bailes do Grande Rio, começando bem jovem, saía com a turma para dançar. Em meados de l979, descobri o baile do Cessp na Rodoviária, onde tocava a disco music e o som da philladelfia (O’jays, Blue Magic, Harold Melvin). Em 1980 a equipe POP RIO DISCOTEQUE, a mesma que tocava no Cessp, estreiava no Sport Club Mackenzie no Meier, bairro vizinho onde morava. No comando das pick-ups Corello DJ, que tocava em seu repertório o estilo chamado Disco-Funk(Con Funk Shun,Bar Keys, Cameo, Kool& the Gang, Whispers). Junto a este leque musical, apareceram músicas com BPM (batidas por minuto) mais baixo que passaram a ser tocadas após a sequência de música lenta, onde Corello DJ dizia assim: “CHEGOU A HORA DO CHARMINHO, TRANZE SEU CORPO BEM DEVAGARINHO”. A cada baile esse espaço crescia e em pouco tempo tinhajos um baile só de Charme, o único no Rio de Janeiro.
Esse nome “CHARME”, passou a abranger todas as músicas de R&B que possuiam uma construção melódica definida(primeiro verso, segundo verso, bridge e coro). Paralelamente apareceram os CHARMEIROS que se baseavamm na elegância no vestir, no comporta mento exemplar e o gosto pelo R&B. Varios DJ’s aderiram ao estilo e passaram a tocar nos seus bailes, sets de charme como o Renascencia Club, Cassino Bangu, CCIP de Pilares, Grêmio de Rocha Miranda, até a equipe Furacão 2000 tinha o seu bloco de charme. Em 1984, surge a equipe Cassino Disco Club no Cassino Bangu com Corello DJ, mais a frente de volta ao Cessp e no Rosas de Ouro, nascia a equipe Só Mix- a n. 1 do Charme em l985 com a união dos DJ’s Corello e Fernandinho, dominando a cena Black da cidade com discos raros de dificil acesso. O templo do charme era o Gremio Recreativo Vera Cruz ou Vera como era conhecido no bairro da Abolição, extendendo-se ao Cine Show Madureira e Portelão.
O movimento teve ápice com as apresentações internacionais de Glenn Jones, Sybil, Curtis Hariston e Omar Chandller. Não posso deixar de citar o fajoso baile do Disco Voador em Marechal Hermes com os DJ’s Claudinho Careca e Orlando da Cassino Disco Club, que faziam a festa aos domingos, com a casa super lotada. No rádio, o charme entrou no ar em 1980, com o programa Trop Music na radio Tropical FM com o Dj Markão com as mixagens fenomenais, Robson França na locução e o DJ Marlboro na coordenação. Quase na mesma época, rolava o programa Rítijos de Boite pela rádio Mundial AM/860, diariamente a meia-noite (as mixagens eram meia-boca mais as músicas de primeira).
Em 1983 surge o programa Só Mix na rádio 98 FM, com Fernandinho DJ e suas mixagens mirabolantes, diariamente. Em 1984, Corello DJ estréia o seu programa na rádio Jovem Rio FM, o programa Mix Mania. A rádio Cidade FM-1029 teve sua participação com dois excelentes programas de Charme Cidade Quiet Storm apresentado por Kaká e o Night Fly, ambos dedicados ao estilo mais romântico do charme (quiet storm/slow jam). Vários outros programas foram voltados ao charme: O balanço da Manchete; Clube do Som; Special Charme; Som na Caixa na rádio Panorama; Laizer Mix e o Charme Pan com Fernandinho DJ, Soul charme com os DJ’S Artur e Pc; Black Beat teve duas versões. A primeira com Corello DJ aos sábados na FM 105 e a segunda com Loppy DJ na RPC durante a semana e para fechar Fernandinho DJ com Charme Pan e Corello DJ com o Seis e Dance.
Uma década depois, surge um novo conceito de baile de charme na cidade denominado HAPPY HOUR, onde a turma sai do “trampo” e vai curtir charme até as horas, quebrando assim a rotina da semana. Em Madureira, terra do samba, surge o projeto inovador e ousado “O Charme na Rua”, onde as pessoas curtiam Charme aos sábado de 22:00 as 05:00 da manhã sem pagar nada, com vários dj’s se revesando, hoje completando 15 anos de sucesso e com novo nome – Projeto Rio Charme. Vários points de Charme vem surgindo na cidade devido ao grande números de dj’s que representam o R&B. Corello DJ (o pai do charme), continua na ativa com o programa Soul Hip Hop aos sábado na 98 FM.
Enfim, esse é um pequeno resumo da história do Charme no Rio de Janeiro. Se deixei de citar algum momento importante, peço desculpas pois são duas décadas e meia resumidas em poucas linhas. Agradeço a todos os dj’s que abraçaram a causa e caminham juntos, unindo forças para o crescimento do R&B no Brasil, e não deixando de lado o R&B nacional pois tejos grandes nomes representando muito bem a Black Music, pode acreditar.

Até a próxima.

“Charme não é moda, é estilo de vida”

Claudinho DJ

27 Respostas

  1. Olá Reinaldo, bacana esse post da Radio Cidade do Rio.

    Pois é, eu sempre digo que existe uma magina nisso tudo, eu já ouvi muito rádio, as vezes eu e amigos ainda na época do rádio que estava chegando, a gente se reunia e sempre tinha que ter um rádio por perto, e como nessa época a tecnologia ainda era pouca o sinal sempre chegava muito fraco, quando não dava para ouvir a FM a gente tentava sintonizar alguma estação AM e por aí a gente ia noite a dentro, curtindo a boa música, com chiado ou sem a gente sempre estava lá. As vezes o sinal ia sumindo, voltava mas sempre firme, não podíamos perder aquele som.

    Chega a ser engraçado essa história mas fez e faz parte da minha vida e espero que a RB blog traga de volta essa nostalgia mas com um outra roupagem e principalmente com as locuções do mestre Julinho.

    Fique ligado, está no ar novo blog e a rádio 24hs no ar até o dia oficial do lançamento.

    Grande abraço,

    Ismar

    • eu ouvin o AM por muito tempo com bastante chiados , rs… e depois veio o Fm que s fui conhecer a partir dos anos 80 …. mas dai ter um radio que pegava am e fm demorou um pouco mais …. Valeu … e tenho ouvido a radio blog todos os dias ..

      Abraos , Reinaldo Lima

  2. Oi meu nome e: Gian Carlos e sou compositor \ poeta\.sou de Minas Gerais
    Gostaria de fazer um pedido: será que tenho chance de vocês tocarem ao vivo uma composição minha. E uma letra de musica que eu fiz com muito carinho e criatividade tenho certeza que muita gente vai gosta.
    O nome dela e princesinha, e carrega uma linda história.
    Gostaria de saber se tenho alguma chance dela ser tocada
    Ficaria muito agradecido.
    ASS: Gian Carlos
    Se quiser entrar em contato comigo o meu imail e:gngcs@hotmail.com

  3. as 22:00 levava o meu possante radio pra rua e ficava ouvindo a radio cidade com o pessoal, uma época maravilhosa, isso tudo acontecia na ladeira do barroso, bairro da saude, era tranquilo, abçs

  4. PREZADO REINALDO É COM MUITA EMOÇÃO QUE ESCREVO ESTAS POUCAS PALAVRAS. VC ESTA DE PARABÉNS POR POSTAR UM DOS MAIORES PROGRAMAS DO FM QUE JÁ OUVI ALÉM DE SER CHARMEIRO ( ADPTOS DO RITMO R&B ) O CIDADE QUIET STORM NA CIDADE FM NO RJ QUE IA AO AR DE SEG À SEX DE 22:00 ÀS 02:00 DA MANHÃ APRESENTADO PELO LOCUTOR CACÁ . DEMAIS MEU IRMÃO . INCLUSIVE SE O AGENOR FLORES TEM GRAVADOS MUITOS PROGRAMAS , PEÇO À ELE SE ELE TEM A FITA DE UM RAPAZ PEDINDO UMA MÚSICA AO VIVO NO PROGRAMA AO LOCUTOR CITADO ( CACÁ ) DO CARL ANDERSON ” KEEP À LIVE ” – ESSE CARA PEDINDO ESTA MÚSICA SOU EU.GOSTARIA SE VC POSSÍVEL O AGENOR FLORES ENTRAR EM CONTATO COMIGO POR E-MAIL E ME ENVIAR AS FITAS DESTE PROGRAMA SE FOR POSSIVEL É CLARO !!! . OUVIA TODAS AS NOITES E ERA DEMAIS !!! QUE SAUDADES !!!

  5. REINALDO BOA NOITE, SÃO 3:49H DA MADRUGADA DO DIA 2/8/2010, ACABEI DE DESCOBRIR SEU BLOG COM MATERIAL DO PROGRAMA CIDADE QUIET STORM, É COM LÁGRIMAS NOS OLHOS QUE OUÇO ESSE MATERIAL E DEIXO ESSE COMENTÁRIO TE AGRADECENDO DE CORAÇÃO, EU ESTAVA NO QUARTEL COM 18 ANOS QUANDO OUVIA O PROGRAMA, HOJE TENHO 43 ANOS E TE DIGO, ESSE PROGRAMA FEZ PARTE DA MINHA VIDA, E ATÉ HOJE ABALA MINHAS ESTRUTURAS, LEMBRO DE EX NAMORADAS, SITUAÇÕES DE PAQUERA, ENFIM, TE PEÇO PELO AMOR DE DEUS, COMO FAÇO PARA CONSEGUIR TODO MATERIAL DISPONÍVEL DO PROGRAMA QUIET STORM, TEM MÚSICAS QUE LEMBRO ATÉ HOJE, MAS NÃO SEI O NOME E NEM QUEM CANTA, TEM UMA QUE FALA O NOME DO PROGRAMA, MAIS OU MENOS ASSIM:
    SUNDAY IN LIKE ME, INTO QUIET STORM, END LOVE WALK IN TO YOU IS NOTING TO BEFORE.
    DÊ-ME RESPOSTA, TENHO FITAS CASSETAS COM PARTE DO PROGRAMA, MAS ESTÃO MAL CONSERVADAS, SUJAS, NÃO SEI SE ALGUÉM PODE FAZER ALGO PELAS FITAS.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO E POR PROPORCIONAR ESSA FELICIDADE A TODOS OS FÃS, FIQUE COM DEUS.

  6. É maravilhoso ouvir esses sets que vc disponibiliza,tenho 52
    anos e amo black music!! sou apaixonado por mid back,new
    jack . em fim todo esse período maravilhoso que nos fez feliz de manha as segundas feiras eu ia trabalhar meio dormindo meio acordado e sentindo no meu peito o poder dos paredões pulsando e as musicas no meu ouvido e eu acompanhando discretamente com os pés !!!!!!!!!!!!!
    quantas vezes eu passei do ponto!!!!!!!!!!! mas valeu por aquele tempo!!!!!!

  7. é isso aí meu camarada bons tempos eu tb ia trabalhar ouvindo black music no meu aiwa gravava e ia trabalhar ouvindo um tempo maravilhoso!!!!! realmente!!!!!!!!!!!!!!!!hoje não dá pra gravar com facilidade radios com gravadores de fita é meio dificil ma rola a net assim a gente se arruma !

  8. Bom, foi gostoso rever toda essa história… Obrigado pela aula, Reinaldo.
    Como foi importante na minha formação profissional poder ter trabalhado na Tropical FM, no Trop Music ( de segunda a sexta, as 22 horas) e no Tropical Dance Music (aos sábados, de 14 as 18 horas).
    No Trop Music, só rolava charm, e as mixagens do Markão eram enlouquecedoras… O cara é fera!!!!
    No sábado, já rolava um pouco de funk melody, e as vezes o Marlboro também brincava nas carrapetas.
    Não sei se o Marlboro lembra disso, mas foi o começo da história musical dele…
    E o “professor” Markão me impulsionava, inspirava, era um papo imaginário com os ouvinte, e nosso único contato com eles, era através de uma caixa postal.
    Chegamos a fazer alguns bailes, me lembro do Makenzie, foi Show demais… LOTADAÇO!!! E que galera bonita, dançante… CHARMOSA!!!
    Que saudade… Como gostaria de voltar no tempo e reviver tudo outra vez….
    AMEI TUDO AQUILO.
    OBRIGADO MARKÃO!!!

    • Reinaldo, bacana seu blog, muito bacana vc mantendo nossa história viva dando chance a muitos poderem relembrar uma maravilhosa época… 1980 TropMusic uma das coisas mais lindas que ja produzi em minha vida, junto claro do meu Big Brother Robson França com sua voz incomparável, sem ela nada tinha acontecido , fiquei muito feliz em ler em seu blog Reinaldo, vc ter comentado sobre nosso TroP Music, muitas pessoas não tiveram sorte de ter acesso a algma informaçao do programa, mas fico feliz pelo seu depoimento, muito obrigado e parabéns.
      Um forte abraço
      Markão – 09/10/2010

      • Aqui quem lhe escreve é o mesmo da matéria falando sobre o a trajetória do charme no RJ minha cidade
        querida pois hoje moro em brasília e graças a voce, corello e fernandinho, onde pude ouvir, aprender e ter o felling dos mestres do rnb, aindo sou dj atuante a 32 anos, e tenho em casa guardado uma carta onde assinam vc robson e malboro em uma promoção q participei. É muito bom lembrar do Trop Music, era show de bola, eu viajava nas músicas e nas suas mixagens. Parabens por ter nos proporcionado grandes momentos musicais. Fik com Deus. Abç.

    • Robson França? QUe trabalhou na Tropical e depois no predio da JB perto da rodoviária no RJ? Depois foi para Del Rey?

      Cara se for você, que prazer encontrar você….Estive muitas vezes contigo no estúdio, mas tem muito tempo, mas se entarr em contato tenho certeza que lembrará. Grande abraço,

      aafonsec@gmail.com

      Arnaldo

  9. Olá Reinaldo Lima,
    Parabéns pelo excelente blog.
    Nos anos de 2008 e 2009 fiz várias pesquisas na internet procurando por histórias das rádios FM do Rio e não encontrei muita coisa.
    Hoje fiz uma pesquisa procurando pelo locutor Cacá da rádio cidade e o encontrei seu blog.
    Tenho várias fitas cassetes gravadas em 1987 com o programa Cidade Quiet Storm apresentado pelo Cacá, Só Mix da 98, Antena 1, black is Black, is beautiful da 105 e outras.
    Eu tinha algumas fitas com gravações do “Ritmos de Boate” da Mundial AM 860Khz.
    Na época eu morava em Natal – RN e sempre quando eu ia ao Rio ficava o tempo todo ouvindo FM.
    As emissoras de FM do Rio sempre foram diferentes das demais do Brasil com a programação, locução e até as propagandas eram muito bem produzidas.
    Não sei como estão agora porque estou desligado do FM e as musicas que tocam não me agradam.
    Você tem noticias daquela turma da locução que iniciou a rádio cidade do Rio? E o Cacá?
    Forte abraço e aguardo contato por e-mail.

  10. Meus Parabéns Reinaldo Lima, pela a iciniativa deste blog. Muito Bacana! Eu só te pediria se tivesse outros para anexar, pois eu tenho quase todas as músicas em CD, mas ouvindo com as vinhetas e as mixagens do Kaká será inigualável. Algumas dicas do que tocava na época.
    Sade; Howard Hewitt, Adeva; Al B Sure, Al Jarreau; Alexander O’Neal; Anita Baker; Billy Ocean (It’s never too late to try); Carl Anderson (Keep it alive); Cherrelle; DTrain (Oh! I Love You Girl); El DeBarge; Fire Fox; Force MD’s; Freddie Jackson; Gary Taylor; George Benson; Gerald Alston; Glen Jones; Gregory Abbott (Shake you down); Guinn (Open your door); Gwen Guthrie (Close to you a abertura do programa); James Ingram (Always); Jeffrey Osborne; Jermaine Jackson (Lindíssima); Johnny Kemp; Krystol; Kashif; Kenny G; Lionel Richie; Loose Ends e mais muito mais……. Abraços Pedrão

  11. RAPAZ HOJE MORO EM FLORIANOPOLIS, MAS FALAR RADIO CIDADE E UM PRAZER EU MORAVA EM NITEROI- RJ CONHECI BEM A RADIO , EPOCA DE PAULO ROBERTO, MARIO LUCIO, ELADIO SANDOVAL, JAGUAR, NOSSA FUI A MUITAS FESTA DA RADIUO TENHO FOTO DESTA EPOCA , 4 ANOS DA CIDADE.SHOWS NO MARACANANZINHO, LANÇAMENTO FILME ET. CREDO QUE SAUDADE DESTES MOMENTOS , MARAVILHOSOS, PAULO ROBERTO FEZ VARIOS SHOWS EM CASAS NOTURNAS MARIO LUCIO ERA A VOZ DE OURO . JAGUAR COM SEUS PERSAGENS , IGI MELHOR PARA POR AQUI SE NAO ESCREVO A NOITE TODA SOBRE ISSO. ATE HOJE TENHO VINHETAS DISCOS DE FINAL DE ANO DA CIDADE E OUTRAS COISAS QUARDADAS COM O MAIOR CARINHO
    GENTE UM ABRAÇO EM TODOS QUE AINDA CURTEM A VOLTA DA RADIO CIDADE VALNEY

  12. Reinaldo lima, você está de parabéns! Eu cirtí muito o Cidade QS. Só dormia com o rádio ligado, com o ouvido colado na programação da ciade que era de excelente qualidade. Pediria a você que continuasse a postar outros ficheiros, pois relembrar as vinhetas e as mixagens do Kaká será muito bom!

    Abraços

  13. Olá,mto legal podermos reviver essa época mágica da rádio cidade.Hj com tanto lixo na música só tenho ouvido a rádio Itatiaia fm de Juiz de Fora,Vocês sabem por onde anda o locutor Kaká?Pra mim o melhor de todos os tempos

  14. me ajude a encontrar minha filha cujo nome erayane e tem 11anos e a mae daniela com 25anos

  15. Gostaria de parabenizá-lo pela idéia de trazer arquivos da Rádio Cidade, pois esta rádio fez parte da minha adolescência e juventude, curti muito ao som dela, inclusive, muitas festinhas com amigos embalos ao som da Cidade. Hoje isso tudo me veio a mente, passei o dia trabalhando e ouvindo a CIDADE. Que maravilha!. CIDAAAAAAADEEEE OOOOOOOI.

  16. E a cidade disco club.
    na radio cidade de seg. a sabado 22:oo as 0:00.
    saudades saudades.

  17. Muito obrigado por me permitirem reviver uma das melhores épocas da minha vida. Eu era um jovem estudante de 16 anos, tentando entrar numa escola militar e, após um dia inteiro de estudo intenso, deitava ao som maravilhoso do Cidade Quiet Storm. Quantas boas lembranças!

    Hoje, fazendo 40 anos nesta data, este hoje Major do Exército que vos fala emocionado, lhes agradece pela lembraná de um dos melhores momentos da rádio brasileira.

    Sade, Al Jarreau, Anita Baker….tudo de bom!

    Abraços Fraternais!

    • Que bom , viver um pouco daquela poca sempre muito bom, at engraado que quando vamos avanando mais na idade essas saudades parecem baterem mais fortes em ns, e uma saudade muito saudvel, as radios de hj em nem ouo mais no tem as boas musicas de nossa poca e to pouco a magia dos anos 80, abraos , hoje estou com 45 anos , 5 a mais que voce , rs.. Reinaldo Lima

  18. boa noite , trabalhei por 6 meses com o dj claudinho na época da radio RPC e gostaria de saber se teria como me passar o email dele pode falar que era o MISSO faziamos os bailes depois do horário da radio na qual ele era tambem o programador, mudei para MG no ano de 1995 e nao tive mais contato com ele. FIcarei grato se poder me ajudar uma ótima noite.

  19. escutando hoje pela primeira vez …..poxa muito bom parabens

  20. Tinha tabém como programa do gênero o Black Soul Music na saudosa Alvorada 95,7 e este programa durou até o último dia da emissora que foi no dia 31/12/1999. No dia seguinte tinha uma radio de sambregas e favela bass chamada Mania que felizmente não ocupa mais esta frequencia. Este programa era diário e começava todos os dias após a Voz do Brasil.

  21. Reinaldo,
    Estou tentando baixar as programações e não estou conseguindo, hoje são 18/07/2012 será que você tirou do site os arquivos? não faça isso, pois, este site esta tombado ( O tombamento é o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade ) por prestar preservação do patrimônio cultural é um referencial da memória coletiva dos anos 80.
    Não nos deixe sem as melhores lembranças das nossa vidas…
    Obrigado.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38 outros seguidores

