Olá Pessoal – Aqui voçê encontra algumas Histórias do Rádio

Welcome to Blog Reinaldo Lima

Sobre o Radio :

O radio, Esse advento, trazido para cá por Roquette Pinto é sem dúvida nenhuma, o braço forte da TV, já que em qualquer lugar, na praia, no campo, no trânsito das metrópoles e no engarrafamento das estradas do país ela estará para nos auxiliar. Além ser um meio de comunicação das massas , seja para informar , divertir , emocionar , etc …

O rádio nos faz viajar mentalmente, já ouviu alguma vez alguma novela no rádio ? Se não , com certeza não sabe como funciona a magia do radio , que nos traz notícias , acontecimentos quase que instantaneamente , muito mais rápido do que a TV .

A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, foi o dircurso do Presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, em plena comemoração do centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1922. O discurso aconteceu numa exposição, na Praia Vermelha – Rio de Janeiro e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado, pela Westinghouse Electric Co.

Para se ter uma idéia de porque a época ficou conhecida como a “Era do Rádio”, nos EUA o rádio crescia surpreendentemente. Em 1921 eram 4 emissoras, mas no final de 1922, os americanos contavam 382 emissoras.

A chegada do rádio comercial não demorou. Logo as emissoras reivindicaram o direito de conseguir sobreviver com seus próprios recursos. A pioneira no rádio comercial foi a WEAF de Nova Iorque, pertencente à Telephone and Telegraf Co.. Ela irradiava anúncios e cobrava dois dólares por 12 segundos de comercial e cem dólares por 10 minutos.

O “pai do rádio brasileiro” foi Edgard Roquete Pinto. Ele e Henry Morize fundaram em 20 de abril de 1923, a primeira estação de rádio brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Foi aí que surgiu o conceito de “rádio sociedade” ou “rádio clube”, no qual os ouvintes eram associados e contribuíam com mensalidades para a manutenção da emissora.


Anúncios

4 Respostas

  1. Hi, this is a comment.To delete a comment, just log in, and view the posts’ comments, there you will have the option to edit or delete them.

  2. Aqui é o nosso ponto de encontro , onde voçê podera ouvir musicas , fazer comentários sobre diversos assuntos relacionados a musica , a boa musica é claro .
    Comentários sobre rádios dos anos 80 e 90 , radios que fizeram sucessos e que infelizmente hoje em dia não existe mais , pelo menos com a dinamica de antigamente .

    Anos 80s
    Os anos 80 e inicio dos 90 foram os melhores de minha vida , havia toda a magia do Radio que transmitia ótimos programas e as radios tinha os Djs que agitavam os finais de semana que eram ótimos , muito som de qualidade , locutores que além a voz bonita vibravam com as transmissões e as vinhetas eram demais com muitas vinhetas bem produzidas .
    Sou fâ icondicional de um cara que como dizem revolucionou o Fm o Grande Mestre Julinho Mazzei , um cara como esse jamais existiu e provavelmente não existira , esse é um cara que passa muita energia , conhece musica e só toca musica de qualidade , sua locução é simplesmente demais .
    Estou com muita saudade do Grande Mestre Julinho Mazzei , saudade de suas locuções .
    É um cara que divide sua vida com todos nós , um cara simples e que graças a internet esta bem pertinho de nós .
    acesse : http://julinhomazzei.wordpress.com/

  3. muito bom seu blog.
    parabéns.

  4. Reinaldo,

    Demorou quase dois anos,mas finalmente cheguei,rsrsrsrsrs !!
    Eu sou o tal gaúcho de uma postagem que vc. linkou em 2007,sobre música com poesia,tá lembrado ?? Valeu pelos créditos !!!
    Pois é…Incrível como são as coincidências…Tava procurando algum material pra baixar sobre os programas do nosso querido Professor Julinho Mazzei,e acabei aqui…Os meus parabéns por ter selecionado tanta coisa bacana,e muitas raridades absolutas,quem conhece boa música sabe muito bem disso !!!
    Estou retornando à Blogosfera novamente,com um blog dedicado somente a mixes que eu mesmo montei,e o endereço é:

    http://www.speakermix.blogspot.com

    Ele está voltando depois de um tempo de ausência involuntária,e eu pretendo retornar com as minhas locuções também…
    Ah,só pra esclarecer,sou paulistano da gema,nasci e morei em Sampa até 2005,quando decidi mudar de ares e agora estou no RS (porisso o e-mail de contato daqueles sets),e sou fanático por tudo o que vc. já postou,ainda posta,ou pensa em postar…
    Conte com a minha audiência,sempre,e o meu muito obrigado por colocar tanta coisa legal pra baixar,certo ??
    Como dizem os gaudérios daqui,forte quebra-costelas,guri !!!

    Mário Buzian – Ivoti/RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: