UM POUCO DA HISTÓRIA DO VINIL

por Manuela Ilha

Marco nos meados do século XX, os discos de vinil transformaram hábitos sociais e de consumo, e mudaram os rumos da música. Surgidos no final da década de 1950, por obra de um imigrante alemão radicado nas terras do Tio Sam, o vinil veio para substituir em termos de praticidade e qualidade os já obsoletos discos de goma-laca. Contudo, não só assim os “bolachões” foram marcantes. Embalaram amores, baladas e adolescências das gerações passadas, tornando-se ícones de tempos passados, e lembrados com saudade por muitos que hoje, querendo ou não, lidam com CDs e mp3 players.
A pouca praticidade, os cuidados excessivos e a produção analógica foram, ao longo dos anos, desprestigiando o vinil, e fazendo com que os consumidores exigissem novidades. Elas vieram: hoje, o CD e o mp3 dominam o mercado fonográfico, e ao vinil restou apenas uma fiel, mas reduzida, parcela de consumidores.
É essa parcela que o Pró-Música dessa quarta-feira vai abordar. Hoje, quando o vinil perde espaço para as mídias mais modernas, ainda há quem o utilize. E quais são essas bandas? Qual a vantagem do vinil? Durante as entrevistas com Fabrício Nobre, da banda goiana MQN, e Leonardo Razuk, diretor da produtora musical Monstro Discos, essas dúvidas são sanadas. As dificuldades de produção, os custos, a qualidade musical do vinil, e as bandas nacionais e internacionais que andam utilizando os “bolachões” estarão no programa dessa semana. Os australianos da Jet e seu disco “Dirty Sweet”, os gaúchos da Ultramem e o “Olelê”, entre outros, estarão na vitrola do programa que alia boa música e conhecimento no seu rádio. Três links abaixo :

1º link leva a uma hora de programa da Rádio Universidade 800 AM, que vai ao ar todas as quartas-feiras, às 23h, e aos domingos, às 15h, tem entrevista com o Jair Rodrigues, falando dos festivais da década de 60 , muito interessante , pra quem gosta vale a pena .

2º link leva ao Programa que fala sobre o Vinil , onde caso queiram poderão baixar uma hora de programa , produzidos pela Rádio Universidade 800AM.

3º link leva ao Site do Pró-Música , onde caso queiram poderão baixar vários programas que já foram ao ar .

Festivais-Anos60-JairRodrigues

PróMúsica-Vinil

Site PróMúsica

2 Respostas

  1. É uma satisfação saber que nosso trabalho está sendo apreciado! Obrigado pelo post Reinaldo! Grande abraço!

  2. Reinaldo, obrigada pelo recado no site da Rádio Universidade! Como o William diz acima, é grande a nossa satisfação em ver nosso trabalho reconhecido! Esperamos que siga sendo nossa audiência! Obrigada e abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: