Conexão Europa Special com Cesar Rosa Direto de Lisboa

Post especialísimo com uma hora de programa (exatos 59 minutos e 32 segundos) , é o Conexão Europa com Cesar Rosa , o ano ? 1990, esse programa éra transmitido pela Bandeirantes Fm 96.1 de SP ,  essas relíquias só são possíveis devido aos amantes da boa música e dos bons programas do passado , anos 80 e 90 , esse programa eu consegui graças a um chegado lá do Maranhão , o Talvane Lukatto , esse aficcionado pelo rádio apesar de ter apenas 33 anos o cara é ligadíssimo em rádio e tem muitas preciosidades como essa que estou postando,e mais o arquivo foi gravado com uma excelente qualidade em 256 kbps ,  acessem o site dele , é só clicar em cima do nome dele.

Gostaram ? , comentem .

Agora uma entrevista com o Cesar Rosa feito pelo Jason Lee do Site Tudo Radio.com , no final da entrevista tem um link para baixar o programa com Cesar Rosa direto de Lisboa  boas audições , recordar é viver como diz o Dionisio Codama do site coelho Aimoré :

Entrevista abaixo foi no ano de 2004 , extraída do Site Tudo Rádio.com

César Rosa

A coluna de hoje trás uma entrevista com uma das lendas do rádio. Ele com certeza influenciou e ainda influencia muita gente. Aos 44 anos, com passagens pelas grandes emissoras do Brasil e Portugal, é casado e tem dois filhos. Até algumas semanas atrás era o diretor geral da Band FM de Araraquara SP. Agora voltará a cuidar da coordenação da Rede Band FM Sat, seu antigo cargo. Estou falando do “mestre” César Rosa.

Jason: Conte um pouco de sua história, quando você começou no rádio?

César: Comecei ainda cedo, em 1973, tinha 13 anos, já como locutor. Na minha vida profissional tudo aconteceu muito cedo.

Jason: Quais as rádios que você já trabalhou?

César: No começo passei por algumas emissoras de AM, pois o FM era novidade, nos anos 70 Radio São Joaquim, onde comecei, ORC, em Orlandia, Renascença em Ribeirao, já na decada de 80 em São Paulo na Excelsior AM (Hoje CBN) e ai começou o boom da FMs paulistas. Trabalhei na Transamérica, Cidade, Jovem Pan (AM e FM), Globo FM, Band FM, Clube FM (Ribeirao), Alpha FM e Nova FM.Trabalhei ainda na Cidade de Lisboa em Portugal.

Jason: Quanto tempo você ficou em Portugal, e como foi trabalhar lá?

César: Foram 2 anos de 90 a 92. Foi uma boa experiência, tanto de vida como profissional. Estava começando o advento da informatica no rádio e quando voltei ainda demorou pra ser implantado aqui. A minha vida e os meus conceitos mudaram muito depois de passar esse período longe do Brasil. Era uma época de inflaçao alta aqui, O patriotismo em baixa, Collor presidente…mas mesmo assim quiz voltar, afinal a saudade falou mais alto.

Jason: Algum fato engraçado que merece ser lembrado, na terra de Cabral?

Cesar: Tenho muitas e boas histórias de lá. Mas vou só lembrar uma que aconteceu no ar e só ficou engraçado por causa da diferença da língua. Fazer um bico, aqui no Brasil todo mundo sabe que é fazer um complemento de renda, um biscate. Pois é, numa troca de horário de locutores o cara disse que estava saindo mais cedo, eu brincando disse que iria fazer uns bicos, senti o cara assutado, mas mesmo assim insisti, é um bicos de motorista de táxi. Ele colocou uma vinheta, foi pro break e falou: tu és louco, óh pá? Sabes lá o que é “um bico” cá em Portugal?….Resumindo: falei algo equivalente a fazer sexo oral, sem frescura, fazer um boquete, nos motoristas de taxi. Pior, eu ia embora pra casa de taxi, e a radio era a mais ouvida, então imagina como o motorista ficou me enchendo no trajeto.

Jason: Como era fazer o Conexão Europa. Em quantos rádios ele era transmitido?

César: Era um prazer muito grande, pois era meu elo com o radio do Brasil, além é claro da oportunidade de mostrar as novidades pros amigos que sempre ouviam o programa.

Jason: Muita gente diz que se “espelhou” em você. E César Rosa, se espelhou em quem?

César: Fico lisongeado com isso e a responsabilidade aumenta. Quanto aos meus espelhos, como comecei cedo, vieram do AM, foi Hélio Ribeiro na Bandeirantes, Antonio Celso na Excelsior, o pessoal da Difusora, o rádio no Rio também tinha excelentes profissionais na época, eu ouvia principalmente a noite, o Big Boy na Mundial, sem falar da Jornal do Brasil.

Jason: Você é o ídolo de muita gente no rádio. Como se sente com isso?

César: Como eu disse, a responsabilidade é grande, a gente não pode deixar o espelho se quebrar. Agradeço sempre que posso a todos que ajudam a contar estas histórias.

Jason: Seus filhos Samanta e Gabriel pretendem seguir carreira no rádio?

César: Diretamente não, mas a Samantha está na area de Propraganda e Marketing e o Gabriel está cursando Jornalismo.

Jason: O rádio de hoje, merece mais críticas ou elogios?

César: Quando alguém dizer que só tens elogios, fuja que é fria. A gente tem viver numa busca constante da perfeiçao, experimentar o novo é necessário, conhecer outras formas de se chegar no mesmo lugar. Reinventar sempre. Acho que houve uma época mais “romantica” no rádio onde os profissionais eram em menor numero e mais preprarados. Hoje talvez em funcão dos cursinhos preparatórios tenham surgido mais pessoas habilitadas do que talentosas para o rádio.

Jason: Quando você assumiu a Band FM de Araraquara em 99, ela não estava bem. Agora a situação é outra, a rádio é 1º lugar. “Dever cumprido”?

César: Sinto que cumpri um ciclo da minha vida.

Jason: Você volta a coordenação da rede, seu antigo cargo. Como é cuidar de 46 afiliadas?

César: Ainda nao existe nada de concreto. Mas o trabalho na verdade é fácil, afinal são 46 vezes todas as areas que compõe cada uma das emissoras cobrando e surgerindo soluções e quase sempre o problema de uma pode ser a soluçao para outra.

Jason: Se você tivesse uma rádio que tipo de programação ela teria?

César: Depende do mercado onde ela estaria atuando. Hoje com tantas pesquisas existentes o nosso trabalho foi facilitado, depois de analizar uma pesquisa qualitativa fica dificil nao acertar…ainda mais se tiver alguém com “feeling” por traz.

Jason: Não sente vontade de apresentar um programa novamente?

César: Sinto sim, mas ao mesmo tempo sinto também que sai do ar numa boa hora. Pra não perder o costume ainda “brinco” de fazer de vez em quando, um “Conexão Europa”, e continue gravando comerciais também.

Jason: Que tal dar alguns conselhos para quem está começando?

César: Faça tudo sempre com muita paixão, procure sempre, sempre mesmo, se informar. De tudo um pouco. Procure ser feliz naquilo que voce faz.

Jason: Estamos no final da entrevista, e para encerrar um ping-pong:

Apelido: Atualmente o mais usado é “Véio”
Cor: Azul
Bebida:Agua Mineral das Montanhas do Sri Lanka, rsrsrsrs
Esporte: Sentar na frente da TV e assistir F1 – tenho um monte de corridas gravadas
Prato preferido:churrasco
Defeito:ser bonzinho demais
Qualidade:ser bonzinho demais
Música preferida:é dificil falar de uma só…Angie (R. Stones), Quase um segundo (Paralamas), Cabocal Tereza…..
Filme:Casa Blanca, ET
Time:Sao Paulo (viadinho é a mãe)
Rádio:Todas onde trabalhei…afinal sempre falamos assim (eu , minha mulher e meus filhos) “A melhor rádio é aquela onde voce está”

Jason Lee Comenta:

Tive a honra e o privilégio de entrevistar um dos maiores nomes do rádio brasileiro. César Rosa, sem dúvida nenhuma deve ser referência profissional e pessoal, a todos que estão ou pensam um dia, em entrar no rádio. Obrigado “mestre”, que DEUS, continue te ilmuninando.

Conexão Europa com Cesar Rosa Direto de Lisboa

10 Respostas

  1. oi reinaldo, um dia desses vou aprender colocar um link das musicas que tenho nas fitas ks.
    Vc sera o primeiro a ver.
    Abçs…………………

  2. velho curto o conexão desde pequeno…era todos os sabados
    se tiver mais para postar fico agradecido. valeu.

  3. Cara, por muitas vezes procurei na net algo sobre o Conexão Europa e sobre o César Rosa e só agora encontrei essa entrevista…
    Muito me felicita saber que ele ainda continua no rádio.
    Foi mais ou menos em 97-98 e estávamos ouvindo o rádio e passou a misica da Serena-Hiding higth, quando conheci o programa dai em diante gravei todos…Eu e meu amigo (Marcelo) ficávamos atentos à cada mixagem e aos lançamentos.
    Infelizmente, por motivo de viagem perdi todas as minhas fitas…Quem tiver algum desses programas e puder me enviar (ou o link) ficarei muito grato!(djwerley@bol.com.br)

    Parabéns pelo blog!

  4. ola Muito bom esse programa conexão europa
    sou um fan do conexão
    trabalho numa radio em santa luzia D`oest RO
    E aprendi a trabalhar com locução com o cesar rosa Ouvindo Seu programas e A Mixar com o Dj Beto Nini

    Me envia outros programas se vcs tiver ai blz To Aguardando Resposta

  5. Fala ai galera…Fiquei feliz de encontrar voces na net..To na ativa ainda rsrsrsr . Estou na Band FM Sat como voz padrão e o Conexão estava no ar até ano passado via Talk Radio uma distribuidora de conteudo pra radios…Reinaldo valeu…postei no meu blog o arquivo do Conexão …Qualquer dia desses te mando um mais recente pra vc ver como esta…Abraços

  6. OLÁ,
    Gosto muito do conexão europa. Posta mais sets pra nós. você tem sets mixados da jovem pan 90, metrô mix da metropolitana fm, sets do flash house da energia 97?
    Vaelu ai galera…
    Abraços

  7. Putz quantas lembranças boas no seu blog, parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.
    Adorava a Band FM das antigas, começava minhas noites de sábado ouvindo o “Hot Mix”, lembro-me bem do locutor na época dizer: “As parabólicas estão voltadas neste momento para Los Angeles – Radio Express captando o sinal do Hot Mix” (programa maravilhoso com mixagens perfeitas) e depois na sequência ele anunciava o “Conexão Europa” com César Rosa…quantas lembranças boas…

  8. adorava o sao paulo by night da jovem pam com cesar rosa..bons tempos..agora tou velhinho…rs rs… amei esse tempo.abraços a todos!!

  9. Sou de uma época em que as grandes emoções vinham por programas de rádio. Programas tipo Conexão Europa. Eu só tinha 13 anos quando ouvia esta programação, que era de outro mundo. Como adolescente ficava pensando: Como pode um programa ser transmitido de outro país para cá. Vibrava com Little Brother, da extinta e saudosa banda Blue Pearl, Blackbox, entre outras. Quão bons tempos, hein???

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: